Sistema de funcionamento da Arena

Ir em baixo

Sistema de funcionamento da Arena

Mensagem por Athos Frey Schistad em Sex Dez 07, 2018 3:01 am

Sistema da Arena

Primeira etapa - Cornucópia

A Cornucópia é a primeira etapa da Arena, sendo uma das mais importantes pois o tributo pode obter itens valiosos ou adquirir um grave ferimento. Apenas cannons e membros inativos morrem nessa etapa, isso ocorre para que todos consigam jogar em pelo menos uma rodada na etapa de sobrevivência. Como funciona o Banho de Sangue? Os jogadores vão postar todos em um mesmo tópico, mas sem narrar o que aconteceu com outros tributos. Como assim? Caso você ataque alguém, não é permitido que invente algum fato ocorrido, por exemplo: “ataco a garota do Distrito 3 na jugular, fazendo-a sangrar até a morte.” Não, você não sabe se conseguiu acertar o golpe, o certo seria: “ataco a garota do Distrito 3 na jugular, com a intenção de fazê-la sangrar até a morte.” São esses pequenos detalhes que fazem a diferença na nota final do post.



A nota dessa etapa funciona da seguinte forma: é feito a média entre a nota do post e o número tirado nos dados. O post possui peso 2, ou seja, é mais importante que a sorte tirada nos dados. Habilidades ajudam – e muito – na nota final, para mais informações acesse o tópico do sistema de habilidades. Como as ações vão ser definidas? Simples: a maior nota geral define as ações dos outros tributos. Por exemplo: o carreirista do Distrito 2 obtém a maior nota geral, tendo como suas ações a tentativa de apanhar a mochila verde e uma lança. Agora vamos supor que a garota do Distrito 6 tentou apanhar a mesma mochila. Haverá combate entre o carreirista e a garota, já que esta tentou interferir nas ações do tributo. Nesse mesmo contexto, vamos supor que essa menina tentara apanhar uma faca e o garoto do Distrito 9 também realizara tal tentativa. Haverá combate entre o carreirista e os outros dois tributos caso tais ações tenham ocorrido simultaneamente. É um efeito dominó onde as ações da maior nota definem o resto. Caso ocorra de algum tributo não interagir com o sujeito de maior nota, esse não vai sofrer danos. Por fim, é importante dizer que os tributos rolam três dados: um para conseguir a arma, outro para a mochila e um terceiro para pontos de combate aos quais auxiliam em duelos. Os pontos de combate acumulam-se ao logo da arena, zerando no Ágape, para que todos possam ter chances de vitória.

Segunda etapa - Sobrevivência

Essa etapa da Arena é a de maior duração: ela é subdividida em quatro rodadas. As duas primeiras não possuem mortes obrigatórias, pode ser que ninguém morra. Na terceira, obrigatoriamente, morrerá um tributo. Na quarta, e última, sobrarão apenas oito tributos, ou seja, caso restem 12 tributos – por exemplo – quatro tributos morrerão. A etapa de sobrevivência possui o sistema de coordenadas. Como assim?! A Arena será dividida em duas ou três partes, – depende do número de tributos vivos – cada parte possuirá algumas coordenadas. O número de coordenadas dependerá de quantos tributos estão naquela área, quanto mais tributos, mais coordenadas. O participante escolherá para qual área irá rumar na etapa de Cornucópia.


Primeiramente, o tributo escolherá uma coordenada aleatória após a Cornucópia, podendo andar duas coordenadas POR RODADA. O jogador pode se movimentar nas verticais, horizontais e diagonais. Cada movimentação representa um dia na arena, ou seja, cada rodada possui dois dias: isso proporciona um maior número de eventos, deixando o jogo mais dinâmico. Vamos exemplificar uma situação para que haja um entendimento mais efetivo: o tributo X escolhe ir para a coordenada C3. Nessa primeira situação, logo após o término da Cornucópia, caso o tributo X e o Y escolham a mesma coordenada, há a chance de fuga. Como fazer isso? Primeiramente, os dois serão comunicados que se encontram na mesma coordenada de um outro tributo, assim, o jogador pode narrar que fugiu OU que foi atrás do concorrente – em ON os dois ouvirão barulhos, indicando sua proximidade de outro tributo. Caso ambos queiram lutar, ou a tentativa de fuga falhe, haverá combate. Depois dessa primeira rodada, caso dois tributos caiam na mesma coordenada, esses irão – obrigatoriamente – lutar. Será criado um tópico à parte para que haja o combate, podendo haver morte ou apenas ferimentos.

Quando o tributo escolhe duas coordenadas, esse deve indicar a ordem em que se movimentou. Por quê? Vamos supor que um tributo X foi para a coordenada C3 e depois para a C4. Um outro tributo Y foi para a coordenada C3 e depois para a D3. Eles se encontraram no primeiro dia, na coordenada C3, certo?! Certo, logo haverá combate. Queremos que fique bem claro a grande possibilidade de morte em combates, é quase inevitável. Enfim, o tributo sobrevivente vai narrar o dia 1 e o dia 2 em um só post, isso antes de ser comunicado que se encontra na mesma coordenada de outro tributo. Um tópico de combate é aberto. Depois do término do duelo, aí será considerada movimentação do tributo vencedor para a segunda coordenada escolhida! Simplificando: há um post de cada tributo narrando os dois dias. Logo em seguida, o narrador abre um tópico específico para o combate e depois posta o resultado considerando a segunda parte do post pertencente ao tributo vencedor no tópico do resultado geral. Sim, resultado geral. Toda rodada haverá um post ao qual todos – inclusive não participantes da arena – podem ver.

É importante explicitar que os posts não serão visíveis para todos, apenas os da Cornucópia, Ágape, Final e Combates. Os outros posts serão feitos em UM OUTRO FÓRUM, com tópicos específicos para cada tributo em que apenas o jogador, o administrador e tributos de uma mesma aliança (caso estejam juntos no mesmo lugar) podem ver. Por que isso? Oras, se o tributo está sozinho, não faz sentido que os outros jogadores vejam o que este está fazendo, além do fato de que isso dificultaria a vitória de jogadores sem alianças. Na primeira e segunda parte dessa etapa tudo pode acontecer: não haverá eventos realizados pelos idealizadores. É nessa etapa em que os jogadores devem procurar por comida, água e abrigo, pois na quarta rodada dessa etapa, muitos jogadores morrerão: o critério escolhido para essas mortes será baseado em quais tributos encontram-se mais feridos, com menos HP, com mais fome, sede e frio. Também podem ser criados combates entre os tributos, isso vai depender da distância em que se encontram. Portanto, é importante ressaltar que habilidades de sobrevivência são essenciais para que o jogador passe pela segunda etapa.

Ainda precisamos falar de mais uma coisa: o sistema de coordenadas foi desenvolvido para que tributos não possuintes de habilidades de combate possam vencer os Jogos Vorazes. Como assim? Habilidades de sobrevivência como Rastreio, Reflexo, Furtividade, Camuflagem, Sobrevivência, Escalar e Agilidade podem auxiliar na fuga do Tributo. Exemplificando: sou um tributo do distrito 10 com habilidades em Furtividade, Camuflagem e Arco e Flecha. Porém, estou desarmado e minha única opção é fugir. Todas as vezes em que eu me movimentar, caso poste usando minhas habilidades de sobrevivência, o narrador indicará se há algum tributo próximo em uma área de uma coordenada de distância. Serão dadas três coordenadas e em uma delas encontra-se o outro tributo. Se existirem dois tributos próximos, serão dadas seis coordenadas. Ou seja, se eu estou na coordenada C5 e existe um tributo carreirista na B4, serei avisado que em uma das coordenadas B4, B5, ou C4 existe um tributo. Isso possibilita que o jogador fuja dessas coordenadas e evite combates. Segunda situação com dois tributos próximos: ainda na situação anterior na coordenada C4 com um tributo na B4, agora existe um outro tributo na C6. Serão dadas as coordenadas: B4, B5, C4, B6, C6 e D6. Ou seja, existem dois tributos em duas dessas coordenadas. É importante ressaltar que para isso acontecer, o tributo deve obter sucesso na nota da rodada, que é definida pela nota do post + dados + habilidades. O sistema funciona da mesma forma para tributos que postarem caçando outros tributos.

Terceira etapa - Ágape

É nesse momento em que todos os tributos se reúnem na Cornucópia para apanhar algum item de extrema necessidade. Nessa etapa todos os pontos de combate são zerados, porém os ferimentos continuam. É obrigatória a presença de todos os jogadores na Cornucópia, não há a opção de não ir ao Ágape. Por quê? Pois cinco morrem nessa etapa, seria injusto algum dos tributos não participar e acabar sobrevivendo por isso. Caso alguém narre que não foi à Cornucópia, terá sua cabeça devorada por bestantes. Como um tributo sem habilidades de combate pode passar dessa etapa? Simples, apanhando a mochila e saindo sem lutar, assim como Foxface faz em Jogos Vorazes. Os posts são realizados em um mesmo tópico, todos podem ver.

Quarta etapa - Final

Por fim, chega a última etapa: o top 3. É uma etapa simples mas que define o grande vencedor dos Jogos Vorazes. Ela pode ser realizada de duas formas: a primeira é quando os três finalistas possuem habilidades de combate, nessa situação há luta. A segunda é quando algum tributo sem habilidades de combate consegue chegar à final, nessa situação há a presença de bestantes, podendo haver luta entre os tributos OU morte dos mesmos por bestantes, perde quem morrer primeiro.

O sistema da Arena foi desenvolvido dessa forma para que haja mais influência da qualidade do post e habilidade do jogador ao invés do resultado ser definido pela sorte dos dados. Além disso, pensamos de uma forma que incluísse jogadores sem habilidades de combate no jogo, visto que em edições passadas esses não tinham chance alguma contra carreiristas e tributos duelistas. Qualquer dúvida em relação ao sistema, não hesitem em mandar-me uma MP.
©️JVBR
avatar
Athos Frey Schistad
Presidente
Presidente

Mensagens : 838
Data de inscrição : 07/04/2015
Localização : Capital

Ficha Tributo
Emprego: Presidente
Tésseras: XXXX
Pontos de Patrocínio: XXXX

Ver perfil do usuário http://jogosvorazesbr.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum